O Blog Mudou de URL! Eis o novo endereço ► Blog Cellar Door

terça-feira, janeiro 19, 2016

As melhores leituras de 2015

    O ano mal começou mas acho que ainda posso fazer listas e retrospectivas sobre 2015, pois queria muito registrar meus livros favoritos e minhas impressões sobre eles durante o ano. Eu tinha jurado que não iria mais comprar livros até não ler todos de minha estante, clássicas mentiras de aficionados por literatura, mas não posso dizer que me arrependo de não ter cumprido a essa promessa pois me atrevo a dizer que as promoções valeram a pela cada centavo gasto. Pois bem, eis os livros que li em 2015:

A Dança dos Dragões - George R. R. Martin
    Eu fiquei um ano enrolando nesse livro, li metade, fui ler outras coisas, voltei a ler lentamente até pegar o ritmo e conseguir terminar. A Dança dos Dragões, infinitamente melhor que seu sucessor, O Festim dos Corvos, termina com o já esperado ar de "continua" e graças ao Tio George Martin, nós continuamos na espera.



O Pequeno Príncipe - Antoine de Saint-Exupéry
    Acredite ou não eu nunca tinha lido O Pequeno Príncipe, aquisição feliz de uma promoção online, esse livro me fez entrar em um estranho estado de melancolia. Sentei pra ler com meus posts-its do lado mas desisti de usá-los quando percebi que estava colando um em cada página.

 “Quando a gente anda sempre em frente, não pode ir muito longe.”




Hollywood 
    Primeiro livro que leio do Bukowski, já escrevi uma resenha sobre ele aqui. A escrita dele é simples mas os temas são profundos, quando não obscenos, e extremamente relacionáveis. O poderia ser melhor que poesia sobre como a vida é uma merda?

    "A simplicidade é sempre o segredo para uma profunda verdade, para fazer as coisas, para escrever, para pintar. A vida é profunda em sua simplicidade. (...) Contudo todos nós precisamos de fuga. As horas são longas e têm de ser preenchidas de algum modo até nossa morte. E simplesmente não há muita glória e sensação para ajudar. tudo se torna logo chato e mortal. Acordamos pela manhã, jogamos os pés para fora da cama, colocamo-los no chão e pensamos ah, merda, e agora?"



10 anos de Mafalda - Quino
    Mafalda é a melhor pessoa que já existiu, na literatura pelo menos. Esse livro reúne 10 anos de tirinhas da personagem, separadas por temas e personagens.



O Retrato de Dorian Gray - Oscar Wilde
   Apesar de ter demorado um pouco pra ler eu adorei essa obra clássica, não só por sua ambientação vitoriana, que sempre me ganha não importa o quê, mas pelas metáforas da narrativa e personagens intrigantes. 

    "Os únicos artistas que conheci pessoalmente deliciosos eram maus artistas. Os verdadeiros artistas só existem no que produzem e, conseguintemente, as suas pessoas não oferecem interesse algum. Um grande poeta, um verdadeiro grande poeta, é o mais prosaico dos seres. Os poetas inferiores, porém, são os homens mais sedutores. Quanto pior sabem rimar, mais pitorescos se tornam. O simples fato de haver publicado um livro de sonetos de segunda ordem torna um homem perfeitamente irresistível. Este vive o poema que não consegue escrever; os outros escrevem o poema que não ousam realizar."



Razão e Sensibilidade
    Comecei meu primeiro romance de Jane Austen um tanto quanto relutante e entediada, sem muitas esperanças de gostar da trama que imaginava que me esperava pela frente, porém, conforme cada capítulo acabava eu me via cada vez mais envolvida na escrita da autora. Eu adoro o modo como ela faz críticas importantes á sociedade de forma sútil e cômica. 

    "Detesto jargões de qualquer espécie e, as vezes, guardo  meus sentimentos apenas para mim porque não consigo encontrar palavras para descrevê-los, a não ser termos que se tronaram tão batidos e vulgares que perderam todo sentido e expressão"


Essas foram as leituras dignas de nota de 2015, o que vocês andaram lendo?

3 comentários :

  1. Li o retrato de Dorian Grey em 2014 e esse livro se tornou um de meus favoritos e o autor também! Percebi que em seus livros,Oscar Wilde sempre deixava uma metáfora sobre as pessoas e me encantei por isso.

    ResponderExcluir
  2. Que ótimas leituras, hein! Dorian Gray é maravilhoso! <3 Razão e Sensibilidade também. Gosto do Hollywood do Bukowsky, mas o meu favorito dele é o Misto Quente. Se tu não leu ainda, LEIA! Quero muito reler o Pequeno Príncipe também! <3

    ResponderExcluir
  3. Eu li em 2014 O Retrato de Dorian Gray, gostei tanto que comprei uma versão ilustrada e ainda to querendo uma capa de brochura que vi uns dias desses, só pra chamar de meu, haha. Eu amo a Mafalda, mas sempre o que leio é da internet mesmo, quero comprar um livro também. Amei o blog e o modo como você escreve, pretendo voltar muitas vezes ainda!

    Beijo, Selma Barbosa | Quinta Gaveta

    ResponderExcluir


Blogger news