O Blog Mudou de URL! Eis o novo endereço ► Blog Cellar Door

terça-feira, janeiro 26, 2016

Meus livros de desenho



    Ser um artista autodidata não é algo fácil, mas também não é impossível. Além da dedicação e senso auto crítico é preciso boas referências na hora de estudar desenho. Não adianta nada desenhar todo dia se você apenas copia, ou mesmo estudar o material necessário se você faz isso uma vez por mês. 
    Quando a gente quer aprender a desenhar precisa dos fundamentos, e mesmo que pareça chato, a teoria e a prática andam juntas e sem uma a outra não fará sentido algum. Falar em estudar anatomia pode parecer um tanto quanto intimidador na área do desenho mas acredite, é fundamental. 
    Ainda bem que existe essa coisa maravilhosa chamada internet, que além de memes e textões de facebook, você pode encontrar tutoriais, dicas e livros fantásticos para te auxiliar no estudo de desenho. Vou indicar pra vocês então alguns dos meus livros favoritos de arte / desenho que me ajudam muito a estudar e que você pode encontrar online.


Andrew Loomis
    Esse é o cara. Além de ser mestre em ilustração escreveu vários livros sobre arte maravilhosos que abrangem desde anatomia á composição. Dos seus livros, os que eu tenho, e mais uso, são Drawing the Head and Hands e Figure Drawing for All It's Worth, os dois sobre anatomia humana e dicas para melhorar sua técnica de desenho, são os meus favoritos, e a melhor parte de tudo isso é que você pode encontrar os pdf's online e de graça ;) Tudo em inglês é claro.


Cartoon Cool
    Se você está começando a desenhar, curte cartoons, desenhos retrô, ou todas essas coisas, vai gostar dessa apostila que ensina a recriar a estética retrô de desenhos animados da década de 50, é bem mais simples que as anteriores, mas não menos interessante. E também tem pdf's por ai.


Tudo Sobre Arte
    Não é exatamente um livro sobre desenho, mas sim uma linha do tempo da história da arte com as principais obras e características de cada período. Gosto muito desse livro para buscar inspiração, referências ou mesmo pra estudar história da arte. 

    E estes são os meus livros de desenho favoritos, nada muito especial ou difícil de encontrar. Espero que seja de alguma utilidade e possa auxiliar você. Já conhecia algum desses, ou conhece algum outro que seja interessante citar?

Um comentário :

  1. Eu tenho a apostila do Andrew Loomis no computador (preciso imprimir para treinar mais). Meu professor de desenho me passou na época que eu fazia curso. Estou louca para comprar o Tudo sobre Arte, acho esse livro incrível!

    ResponderExcluir


Blogger news