O Blog Mudou de URL! Eis o novo endereço ► Blog Cellar Door

quarta-feira, julho 22, 2015

Como fazer um Sketchbook

 
    Sempre me perguntam onde comprei meus sketchbooks, e quando digo que eu mesma que fiz as pessoas logo imaginam uma tarefa complicada e impossível, mas costurar algumas páginas jutas pode ser mais fácil do que parece. Existem várias técnicas e modelos diferentes de se fazer um sketchbook e a internet está cheia de tutoriais, nesse post vou mostrar como costumo fazer os meus.

QUE TIPO DE PAPEL USAR?

    Isso depende da finalidade do seu sketchbook. Se pretende apenas escrever nele, pode ser que folhas sulfites sejam o bastante. Mas se o objetivo é desenhar, usar tintas, aquarela ou marcadores, investir em folhas de uma maior gramatura é uma melhor opção pra evitar que os materiais vazem ou manchem o outro lado do papel, e lembrando que, quanto maior a gramatura, isso é, a grossura do papel, maior a resistência aos diversos materiais.

QUAIS AS VANTAGENS?

    Ás vezes fazer seu próprio caderno pode sair mais em conta do que comprar ele pronto, é claro que existe a questão do trabalho que você vai ter e do tempo que vai levar, mas você também estará aprendendo uma habilidade nova confeccionando um caderno artesanal.

COMO FAZER?

HARDCOVER

    Os primeiros sketchbooks que tentei fazer foram nesse estilo hardcover, como são feitos os livros, páginas costuradas coladas em uma capa dura, é claro que na época eu usava sulfite e papelão, mas eu aperfeiçoei minha técnica e com o tempo eles pararam de desmontar enquanto usava hehe.




COSTURADO (Coptic Stitch)

    Essa é a técnica mais fácil e que, na minha opinião, fica melhor de manusear. A capa é diretamente costurada às folhas, sem lombada, o que permite que haja uma abertura maior do caderno, ficando mais confortável desenhar.




• ENCADERNADO

  Esse é o modo mais rápido e prático, você só vai precisar levar as folhas que vai usar à uma papelaria onde façam encadernação e voilá. Existem varias outras maneiras e técnicas diferentes de fazer um sketchbook, essas são as que eu já testei. E você? Como costuma fazer os seus?

Nenhum comentário :

Postar um comentário


Blogger news