O Blog Mudou de URL! Eis o novo endereço ► Blog Cellar Door

quarta-feira, agosto 06, 2014

Inspiração: Dieselpunk


    A ficção cientifica abrange muitos subgêneros que classificam os estilos de suas obras. O já muito amado Steampunk - já comentado aqui - é um dos mais conhecidos. Engrenagens e roupas da moda vitoriana, não tem como esse tipo de coisa ser ruim, nem mesmo coisas derivadas como o Dieselpunk. Inspirado no Steampunk, o Dieselpunk segue o mesmo estilo da sua origem, porém agora com veículos movidos á diesel - quando no steampunk eles são á vapor.

Caprica City Dieselpunk Wallpaper

    O estilo foi muito utilizado nas histórias de ficção científica das décadas de 30 a 40, baseado na estética da Primeira Guerra Mundial - passando pela Segunda - até os anos 1950, motivo também que faz o jazz ser relacionado ao estilo, pois estava em seu auge na época.

  A palavra "dieselpunk" foi usada pela primeira vez por Lewis Pollak para descrever seu jogo steampunk Children of the Sun em 2001, e sua definição cresceu em anos recentes para incorporar as formas características da arte visual, música, ficção e tecnologia dos tempos de guerra, servindo de termo para descrever seriados da época, film noir e outros.


    A art decó - estilo artístico/arquitetônico -  também está muito relacionada ao movimento já que ocorreu no mesmo período, sendo citada as vezes como decopunk, que segundo Sara M. Harvey (artista steampunk) em uma entrevista  "... mais brilhante que o dieselpunk, é mais como decopunk. E dieselpunk é uma versão suja (gritty) do steampunk... Decopunk é a versão mais leve e art decó; mesmo período, mas tudo é cromado!"

Dieselpunk by hayenmill

Você já conhecia o Dieselpunk?

4 comentários :

  1. Que legal!! Só tu mesmo, pra achar essas coisas... Adorei, que criatividade, pior que tem uns filmes ai com cunho futurista que carrega esse lado diselpunk. Que massa!!! kkkk

    ResponderExcluir
  2. No meu próximo livro terá Steampunks *-* além de outros seres, obviamente... Não conhecia os dieselpunks... Eles são um pouco menos legais que os steampunks... Mas são outro tipo de personagens interessante de se trabalhar. Seja na arte, no cinema, ou no meu caso, na literatura. Adorei o post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade o Steampunk/Dieselpunk é o universo em que a história se passa, não os personagens hehe

      Excluir
  3. Eu já tinha ouvido falar dos dieselpunk, acho que foi em uma resenha sobre algum livro, mas a resenha foi tão mal feita que pareceu algo chato, mas ao ler o seu texto vi que é interessante.

    http://minhafernweh.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir


Blogger news