O Blog Mudou de URL! Eis o novo endereço ► Blog Cellar Door

segunda-feira, abril 01, 2013

Dicas e Tutoriais: Como criar seu layout

Tumblr_mk70qrcnbo1qfh3nfo1_500_largeAté aprender a fazer meu primeiro layout eu sofri um pouquinho, claro que com a quantidade de tutoriais que a gente encontra pela net hoje em dia, personalizar o blog não é nenhum bicho de sete cabeças. Então (atendendo á pedidos) vou ensinar como fazer um layout e algumas outras dicas de como organizar o blog. Vou também colocar vários links de tutoriais pra vocês usarem, enfim, muitas coisas úteis nesse post.



Bem, primeiramente vou deixar claro que tudo que vocês vêem aqui no blog, desde Gadgets  menus e etc eu encontrei em tutoriais pela internet, e outras coisas fui aprendendo com o tempo e fui meio que "me virando" com o html.

Tumblr_memc068nlc1qkz4z6o1_500_large

1º O Design
  Antes de mais nada vamos falar da aparência do blog. Não adianta o layout ser cheio de Gadgets desnecessários, ou ter um layout super lindo e moderno e ser desorganizado.

Cores: A primeira coisa que você deve pensar na hora de criar um layout é na palheta de cores. Na minha opinião cores fortes não ficam bem no blog, opte por cores que combinem entre si, e que não "machuquem" os olhos ao abrir a janela, por que se não você vai espantar seus leitores. Procure por palhetas de cores e use-ás. Vejam que aqui no blog uso sempre as mesmas cores do cabeçalho nos links e etc.

Cabeçalho e Background: Se o cabeçalho for detalhado, colorido e com mais informação opte por um background mais simples e vice e versa, assim você não cria uma poluição visual.

Imagens: Sempre utilize imagens de boa qualidade. Usar imagens com má qualidade nos posts acaba deixando a aparência do blog feia, por mais bonito que seu layout seja. Também é legal deixar as imagens do post todas do mesmo tamanho. Reparem nas imagem que ilustram os posts aqui do DB, são todas do mesmo tamanho e alinhadas.

Alinhamento: Se você escreveu um post e deixou o texto no justificado, faça todos os posts da mesma maneira, crie um padrão. Deixe os Gadgets e imagens que estiverem na barra lateral sempre centralizados, isso cria um aspecto mais organizado para o blog.

Fontes: sempre use fontes simples e das cores preto ou cinza se o fundo for branco, sem muito enfeite e mimimi no blog, isso torna a leitura mais fácil, ninguém merece entrar em um blog onde a fonte é ilegível  além de ser toda colorida.

Não exagere nos gadgets: Nunca, jamais, coloque gadgets demais no blog, somente o necessário. Sobre, links das redes sociais, caixa de busca, menu de tags, fanbox e seguidores são coisas essenciais que todo blog deve ter. O resto são apenas detalhes, tente não exagerar com calendários, relógios,player de música, gifs e blá blá blá, somente o necessário.

Tumblr_mk67y6ljnk1r4jtqoo1_500_large
2º O HTML:
 Agora a parte mais temida, mas não a mais difícil, o html.

 •Para o cabeçalho o tutorial que eu usei aqui no blog foi esse que a Candy ensinou a fazer no Trechy Teen. Não tem mistério, é bem simples por sinal.

 •Um menu de paginas com links como Sobre, Contato e etc é importante no blog, você pode usar o próprio menu de páginas que o blog disponibiliza ou procurar um menu de links bem simples como esse que eu uso e adicionar como Gadget. O que eu usei aqui no blog foi esse, que eu editei, tirei as bordas arredondadas, mudei as cores e etc, pra fazer isso você vai ter que saber um pouquinho de html.

 •Links redes sociais: um Gadget com os links das suas redes sociais é sempre importante para as pessoas entrarem em contato com você. Crie uma imagem com todos os icones que quiser e mapeie ela com os links, isso é a coisa mais simples do mundo, é só usar esse site aqui: www.isdntek.com/tagbot/imap.htm

 •Personalizar a barra lateral: existem várias maneiras de personalizar a barra lateral do blog. Você pode por exemplo dividi-lá em caixas separadas, fundo nos marcadores, ou deixar o primeiro gadget diferente dos demais.

 •Postagens: do mesmo modo que a barra lateral, há muitas maneiras de se personalizar a área das postagens, como dividi-la em caixas separadas por exemplo. Você pode configurar para que as imagens tenham sempre o mesmo tamanho e não ultrapassem a área dos posts.

  Depois disso existem mil maneiras de incrementar o seu layout, milhões de tutoriais, separei uma lista com os blogs com tutoriais mais úteis e interessantes:
goimagines.blogspot.com.br
cherryboomb.com
spaziodm.com
placefame.blogspot.com.br

Bem, eu acho que é isso, já devem ter reparado que não sou nadinha boa fazendo tutoriais, mas enfim, acho que não esqueci de falar nada de importante. Na minha opinião essas são coisas básicas que todo blogueiro deve saber, e lembre sempre, tudo bem se inspirar em outros blogs para cria o layout do seu, mas nunca se esqueça que para ser notado você deve inovar, seja criativo, se inspire e crie coisas novas.
E então, o que acharam das dicas?

23 comentários :

  1. ótimas dicas , são muito boas e útil , para quem quer fazer um layout bonito.
    Beijos
    nobodyslistenvei.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Estou mesmo precisando de algo assim, o que eu entendo é mt basico, eu mudei o layout esses dias porque estava enjoada do outro mas esse não é nem melhor que o antigo, to criando vergonha na cara pra fazer um novo.

    ResponderExcluir
  3. Gostei das dicas, vivo tentando melhorar meu layout, sou péssima para fazê-los, haha. Concordo com você, ninguém merece entrar num blog e encontrar aquela coisa escandalosa, um bando de cor e luzinhas piscando, sei lá mais o que, rs. Fecho a aba na mesma hora :)
    Beijos
    fellinwonderland.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Muito boas as dicas!!
    julyaisa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Ahh Carol muito obrigada! Eu pedi para fazer isso num post passado, e nossa! Você é super atenciosa! Obrigada pelo tutorial! Simples e ótimo para entender! Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Levei um tempinho pra aprender tbm. As vezes ainda acho q n sei kkkkk
    fashion em cores (.com)

    ResponderExcluir
  7. Eu até sei mexer um pouco com html e já criei meus layouts, que não ficaram tão mal, até. O problema é que sou mega preguiçosa e também nunca fico satisfeita com o que eu faço, então acabo usando um lay free de alguém :c
    Ah, e obrigada por colocar os links, ajudou bastante. Fiquei procurando por esse do menu (como o seu), é bem simples, mas eu não sabia como fazer, haha. Obrigada <3
    Beijão!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelas dicas, adorei! Ah, o novo layout ta lindo =)

    NOSSO CAPRICHO
    apsmass.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. ótimas dicas, eu também fui me virando no html, fui procurando cada vez mais tutoriais na internet...
    Beijos;*
    Visita?
    blog-brigadeirando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Amei esse post Carol!
    Logo mais pretendo criar um novo blog e até mesmo reformar o meu. E as dicas foram muito utéis, principalmente os tutoriais, porque na maioria das vezes eu me embolo toda pra fazer algo, que dois dias depois eu encontro um tutorial explicando de um jeito 34934934943 mais fácil de se fazer. --'
    Valeu mesmo linda!

    ResponderExcluir
  11. Adorei as dicas, obrigado =)

    Pintando Sonhos
    cassiavalcacio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Dicas super legais, interessantes e com certeza anotei elas aqui ;)
    Comigo é um caso complicado, pois tenho mil e uma ideias para o design de layouts para outras pessoas, já para o meu uso próprio... hehe nem se fala!

    Mas as dicas estão ótimas! Resumidas, mas com o conteúdo necessário e importante.

    Abraços!
    Nova Perspectiva

    ResponderExcluir
  13. Dicas perfeitas! Engraçado que concordo com você no lance do equilíbrio entre o cabeçalho e o background, mas ainda vejo blogs que insistem em rebocar tudo com uma quantidade impressionante de informações visuais.

    Beijos ♥ Jeito Único

    ResponderExcluir
  14. Muitíssimo interesante. Tô precisando de umas dicas para o meu blog, rs. Boa iniciativa de post, muita gente vai precisar também.
    Beijos.

    Poeira de Baú

    ResponderExcluir
  15. As dicas foram bem bacanas carol!

    http://kelly-club.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. aaaaaaaaaaaaaaa AMEI! Adorei o post! Até porque estou preparando um novo template, e como sou enrolada para achar as coisas, os códigos corretos, o post me ajudará muito mesmo *U* ~~ Thanks for it ~~♥

    Beijoooocas ♥

    http://tentando-esquecer.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Oi Carol, gosto muito do seu blog :3, você foi tagueada por mim para responder uma tag: http://dirtydiamondsblog.blogspot.com.br/2013/04/tag-selinho-de-indicacao.html
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. As dicas de fato ajudam bastante,mas o ideal em relação a fazer um layout legal ,é por o que você gosta de uma maneira amena,pelo menos na minha opinião,e sempre ter um desenho em mente de como vai ficar.

    MEUDOCEPANDEMONIO.BLOGSPOT.COM

    ResponderExcluir
  19. Também adorei seu Lay *0*
    O que você tatuaria?um desenho seu?
    Vi seus desenhos você tem muito talento,já pensou em ser ilustradora freelance?

    Meu doce Pandemônio

    ResponderExcluir
  20. Se tem algo que preciso aperfeiçoar é as minhas habilidades para fazer layouts. Sou extremamente péssima, sério. O meu problema é que nunca estou satisfeita com que faço, e acabo ficando descontente com aquilo. Enfim, suas dicas foram bem úteis no meu caso.

    clandestina-a-bordo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. acho o seu layout invejável! Adorei as dicas, mas o que eu mais queria sabr no seu blog é como fez para a fonte do seu blog ficar com essa letra. eu amo <3

    ResponderExcluir
  22. amei amei amei !!!!


    http://fashion-brazilian-moda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Tenho toda uma (grande/enorme/master) lista de tutoriais pros meus arranjos HSADIAUHDIUAHD até curto cores fortes em blogs, mas não todas elas fortes :>
    Beijos ♥

    Conspirantes

    ResponderExcluir


Blogger news